Apresentação nacional – Mazda CX-5

Aos olhos dos mais distraídos, o novo CX-5 parece não ter mudado assim tanto quando comparado com o seu antecessor, o SUV que marcou o início de uma nova geração de modelos da Mazda, em 2012. É também do novo Mazda CX-5 a responsabilidade de manter o estatuto de modelo mais vendido da marca na Europa e quer os designers, quer a equipa de engenharia, tudo fizeram para que o seu crossover continue a ser um sucesso.

Apresentação nacional - Mazda CX-5

Exteriormente, e embora tenha mantido a distância entre eixos, as dimensões do novo CX-5 alteraram-se. Está mais largo e mais comprido, mas a sua altura diminuiu. Com estas alterações a Mazda conseguiu não só melhorar a habitabilidade, mas também beneficiar a dinâmica e o aspecto robusto do seu CX-5. Na frente, a grelha de aspecto tridimensional e os faróis redesenhados chamam à atenção e de perfil é o reposicionamento do pilar A e as novas jantes de liga leve que merecem o relevo. Outra novidade é a nova cor Soul Red Crystal. Mais saturada e mais brilhante do que a anterior Soul Red, a Mazda pretende cativar através da emoção e da paixão que a nova cor transmite, com ênfase no elevado contraste entre as zonas iluminadas e as sombras da carroçaria do CX-5.

Apresentação nacional - Mazda CX-5

Apesar da vocação familiar do CX-5, no seu habitáculo as atenções centram-se no lugar do condutor, como é hábito nos automóveis da Mazda. Para além do prazer de condução proporcionado pelo comportamento dinâmico eficaz e motorizações possantes, a posição de condução exemplar, com óptimo acesso aos vários comandos, é ponto de destaque. A consola central foi elevada e o manípulo da caixa de velocidades está agora mais bem posicionado para curtas deslocações da mão entre o volante e a caixa de velocidades. Merecem menção, também, a óptima insonorização e a qualidade dos materiais e da sua montagem.

Como referido anteriormente, o prazer de condução está presente, de uma forma ou de outra, em todos os automóveis que a Mazda produz. Não se espere do novo SUV a leveza de um Mazda 2 ou a entrega de um puríssimo Mazda MX-5, mas o CX-5 não decepcionará o seu condutor. O aumento da rigidez estrutural e o G-Vectoring Control – que integra o novo pacote de tecnologias Skyactiv-Vehicle Dynamics e controla o binário enviado para as rodas, melhorando a resposta, o conforto e a agilidade – são dois dos responsáveis pela boa dinâmica de um automóvel que, não sendo pequeno, oferece uma condução ágil e competente.

Apresentação nacional - Mazda CX-5

O motor 2,2 lt Skyactiv-D está disponível em dois níveis de potência e binário. No acesso à gama do CX-5, o motor debita 150 cavalos e 380 Nm e no nível acima os valores sobem para 175 cavalos e 420 Nm. Estão disponíveis as opções de caixa automática e de tracção integral. A gama distribui-se por três níveis: Essence, Evolve e Excellence. O novo Mazda CX-5 já se encontra em comercialização e os preços começam nos 33.310 €.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *