Women’s World Car of The Year 2017 – O Veredicto

Contando pela primeira vez com representação portuguesa no painel de jurados, foram ontem divulgados os vencedores do Women’s World Car of The Year 2017. A representar as cores nacionais no grupo composto por 25 elementos esteve Carla Ribeiro, jornalista especializada em automóveis e que colabora com publicações como o jornal Público, as revistas Carros & Motores e Todo Terreno, e ainda o portal Kelley Blue Book.

O vencedor absoluto desta votação foi o Hyundai Ioniq, tendo sido consideradas as três versões diferentes disponíveis na gama: o eléctrico, o híbrido e o plug-in. O modelo coreano foi também o vencedor da categoria “Green Car of The Year”. Em segundo lugar  da classificação geral  ficou o Mazda CX-5.

Women's World Car of The Year 2017 - O Veredicto
O Hyundai Ioniq foi o grande vencedor do Women’s COTY 2017.

Recorde aqui o ensaio à versão Hybrid do vencedor desta votação, o Hyundai Ioniq.


Vencedores por classe
  • Family Car of The Year – Mazda CX-5
  • Budget Car of The Year – Ford Fiesta
  • Performance Car of The Year – Honda Civic Type R
  • Luxury Car of The Year – BMW Série 5
  • SUV of The Year – Peugeot 3008

Sandy Myhre (Nova Zelândia) – CEO Women’s World Car of the Year, disse: “O carro que venceu o prémio geral passou por testes rigorosos das 25 juradas em representação de 20 países diferentes que estão no painel do Carro Mundial Feminino do Ano. É um processo democrático e os carros que ganharam tanto as classes como o prémio geral destacam-se pelas mais variadas razões. É preciso mencionar o facto de a Mazda ter conseguido ter três carros nomeados e ter obtido uma elevada pontuação com qualquer um deles”.

Women's World Car of The Year 2017 - O Veredicto
O Hyundai Ioniq ganhou também o prémio “Green Car of The Year”.

Holly Reich – Prémio Carro de Sonho

Às juradas foi também pedido que nomeassem o carro dos seus sonhos. Este ano a McLaren destacou-se com o 720S entre uma listagem que incluía automóveis como o Aston Martin Rapide S, o Aston Martin DB11, o Maserati Levante, o Ferrari Portofino e o Ferrari GTC4 Lusso. O prémio, criado em 2013, acabaria por ser renomeado há um ano atrás em homenagem à jornalista e fundadora dos prémios Women’s World Car of The Year, Holly Reich, falecida em Outubro de 2016.  Dois certificados Holly Reich – Prémio Carro de Sonho foram esta semana entregues à McLaren Cars, em Woking, Reino Unido, pelas juradas escocesa e inglesa, Maggie Barry e Sue Baker: um relativo a 2016 pelo McLaren 570S e outro deste ano pelo McLaren 720S. É a primeira vez que uma marca de automóveis repete um título dois anos consecutivos.

Votação

Cada jurada nomeou os seus carros de eleição, tendo por base a sua experiência ao longo de um ano, neste caso entre Outubro de 2016 e Setembro 2017. Um factor a ter em conta é que os modelos indicados têm de ser comercializados em pelo menos dez mercados mundiais. Este ano a lista inicial continha mais de 400 modelos, tendo ficado reduzida a uma Master List de 60 veículos. A partir daí, o painel pontua os cinco carros preferidos em cada categoria.

Palmarés
  • 2016: Jaguar F-Pace
  • 2015: Volvo XC90
  • 2014: Mercedes-Benz Classe S
  • 2013: Ford Fiesta
  • 2012 Range Rover Evoque
  • 2011: BMW Série 5 e Citroën DS3 (ex-aequo)
  • 2010: Jaguar XF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *