Novo Renault Clio chega só com motores novos

Uma das maiores, se não mesmo a maior novidade da nova geração do icónico Clio é a introdução de uma motorização híbrida a que a Renault chama E-Tech e que combina um motor a gasolina 1,6 litros com dois motores eléctricos. A marca francesa anuncia uma utilização da propulsão eléctrica em ambiente urbano que pode chegar até aos 80% graças à elevada eficiência do sistema de travagem regenerativa que permite também desacelerar rapidamente só com o movimento de tirar o pé do acelerador.

Do lado dos motores a gasolina, destaque para o novo três cilindros SCe com 1 litro de cilindrada, disponível com dois níveis de potência, 65 ou 75 cavalos, sempre associado a uma caixa manual de 5 velocidades. Relativamente aos motores sobrealimentados da família TCe, estreia do novo motor 1,0 lt com 100 cavalos da aliança na gama Clio. Com 160 Nm de binário, supera o anterior bloco de 0,9 lt em 10 cavalos e 20 Nm, reduzindo os consumos e as emissões de CO2. Está associado a uma caixa manual de 5 relações e no futuro contará também com uma transmissão X-Tronic. O motor TCe 100 terá uma versão bi-fuel, a GPL. Para os que procuram mais desempenho e prazer de condução, o motor 1.3 TCe de 130 cavalos e 240 Nm será a melhor opção, contando ainda com a eficiente transmissão EDC de dupla embraiagem para uma melhor performance dinâmica. A oferta Diesel far-se-á com o novo motor 1.5 Blue dCi nas versões de 85 cavalos (220 Nm) e 115 cavalos (260 Nm). Em ambas as versões, a transmissão é manual, com 6 relações.

Plataforma CMF-B
O novo Clio tem honras de estreia da última geração da plataforma modular CMF-B. Com 85% de componentes novos relativamente à utilizada no Clio actual, a sua arquitectura é até 50 kg mais leve, beneficiando também a aerodinâmica graças ao fundo carenado. A modularidade da plataforma permite também a introdução da motorização híbrida E-Tech na gama do utilitário da Renault, bem como dispor da mais recente geração de assistentes de condução como a câmara e radar frontais, de série em todas as versões, bem como o assistente de trânsito e autoestrada (condução autónoma nível 2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *